26 setembro, 2003

A suprema lista do ócio
Sim, a lista abaixo é aquela que só os convalescentes absolutos conseguem fazer: As 10 melhores séries de TV que ainda estão no ar.
1- Wonder Years (Multishow) - Não tem jeito, os caras que escrevem, produzem e dirigem as peripécias de Kevin Arnold e Winnie Cooper são uns criminosos, pegam pesado mesmo. Todos devem ter lá pelos 35 anos, todos devem entender o que é ter 12 anos, todos sabem com que música entrar na hora certa. No episódio sobre Kevin e seu irmão mala, Wayne, entraram no final com uma paulada da Carole King, “Oh, Brother”. Em outro episódio, sobre solidão, massacraram com “Old Friends”, uma das minhas preferidas da espetacuar dupla Simon & Garfunkel. Enfim, eles não perdoam, batem forte mesmo. Merecem o primeiro posto.
2- Seinfeld (Sony) – Está em reprises, e tem passado ao longo do sábado e do domingo, um episódio atrás do outro, em sequencia. Das séries categoria “Com claque após as piadas”, é sem dúvida a melhor. Cosmo Kramer é um personagem impagável, todo mundo tem um pouco de George Constanza, Elaine é a mulher mais indesejável do planeta e Jerry Seinfeld vive entre a perplexidade e a incompreensão, como se estivesse o tempo todo pedindo “me internem em uma ilha deserta”. Sensacional.
3- Roseanne (Multishow) – Passa em um horário no qual, tenho certeza absoluta, só eu assisto: seis da matina. E não sei em quais dias. Mas é de rachar de rir: Roseanne Barr, de “Ela é o diabo”, casada com o excelente ator John Goodman (o gordinho que participa de TODOS os filmes dos irmãos Coen), os dois têm três filhos infernais (duas garotas na idade do surgimento dos hormônios e um moleque completamente sem caráter). Os diálogos são excelentes. Laurie Metcalf, a parceira lésbica de Andy Garcia em “Justiça Cega” (Internal Affairs) faz papel da cunhada solteirona do Goodman e é impagável.
4- Friends (Warner) – Ainda não me acostumei com essa tão premiada série, que de tantas temporadas e reprises, e pelo fato de ser meio “novela” (os fatos têm sequencia absoluta), fica complicada de acompanhar. Mas como minha namorada, Marcele, costuma estar comigo na minha casa no horário das19h30, acabo vendo. E é legal, sim. Apesar de eu ainda não ter me acostumado a saber quem é Joey e quem é Chandler. Parecem gêmeos.
5- Home Improvement (Sony) - Tim Allen, um comediante que foi do céu ao inferno nos EUA, emplacou ao longo de oito anos esta ótima série, em que ele faz o papel de apresentador do “Tool time” (A hora da ferramenta), um programa que ensina homens a fazer consertos em casa ou mexer com motores diversos. O programa em si é engraçado e o relacionamento dele com os filhos (Tim só ensina coisas “erradas” como reagir com porrada nos cornos das outras crianças) é o que há de melhor na série.
6- My Wife and Kids (Sony) - Ótima série, da qual ainda vi poucos episódios. É uma família como outra qualquer, mas a ética dos personagens (principalmente a de pai para filhos) é sempre relativa, o que proporciona coisas impagáveis como a filha “roubar” o carro do pai, o pai descobrir e, em vez de dar bronca, roubar DE VERDADE o carro para a filha passar uma noite de desespero.
7- Keen Eddie (Fox) – Um americano metido pacas é mandado para Londres, trabalhar em convênio com a Scotland Yard. Me parece meio inspirado em “Um Peixe Chamado Wanda”, essa velha história de confrontar a auto-esculhambação americana com a retidão britânica, ou seja, muito engraçado. Eddie tem um cachorro pitbull meio caladão, que se limita a arfar nos momentos em que o dono esculhamba verbalmente sua companheira de apartamento (que o detesta). O parceiro dele é um inglês típico, ruivo, meio esquisitão, que na primeira diligência conduz os dois a uma casa de swing.
8- Newsradio (Sony) - Os personagens são muitos, mas o que é incrível é que TODOS são bem construídos. O chefe que se divide entre tratar bem os funcionários e atender aos apelos escravagistas do dono da emissora de rádio, o locutor mais antigo e pedante, o repórter meio nerd, a assessora do chefe que tem certo envolvimento com ele, enfim, todos são muito interessantes. Vale a olhada.
9- Ally McBeal (Fox) – Série que já foi MUITO melhor, com padrão de imagem e trilha sonora acimas da média. Hoje, tem diversos personagens completamente desinteressantes. Mas reprises são bem-vindas.
10- Married with children (Sony) – Al Bundy é um perdedor nato, é vendedor de sapatos fracassado, mantém um grupo de homens reacionários contra a emancipação feminina, tem verdadeiro asco da mulher e dois filhos que o detestam. É a comédia sobre a Morte da Família. Sensacional. Cristina Applegate faz o papel de filha mais velha que tem desprezo absoluto por todos a sua volta.