19 dezembro, 2003

Sobre trabalho
Deveria vir no diploma - o Ministério da Saúde adverte: fazer Cidade faz bem à auto-estima.
Explica-se: depois de dois anos ralando em Esporte, sem, na minha opinião, tão somente na minha opinião , não ter conseguido um reconhecimento adequado, bastaram duas semanas de Cidade para eu readquirir o pique e a vontade de trabalho que eu tinha há uns nove anos. Isso, somado a uma experiência e certo conhecimento (não tanto) do assunto.
Reconheço que não sei o assunto Cidade a fundo como deveria. Mas sei fazer, e aprendo a cada dia.
Em Esporte, conheci pessoas ótimas. Mas em Cidade o percentual é maior. E acho que sei a charada.
Em Cidade, convivo com diversos tipos de repórteres. Um sabe Saúde, o outro Educação, o outro é bom em Polícia, outro em Prefeitura, e mais outro conhece tudo sobre Meio Ambiente. Os conhecimentos deles se completam, um ajuda o outro quando necessário, há trocas de agenda, etc.
No Esporte, todos são experts no mesmo assunto. Porém, "sabem" coisas diferentes. Captaram? Eu, por exemplo, tive que reconhecer que era subordinado, por exemplo, a um sujeito que escrevia que "Júlio César (goleiro do Flamengo) e Doni (Corinthians) se equivalem". Tive que ler emails dizendo que "o Taddei do Palmeiras no gol é melhor que o Júlio César". Outros mais "paramentados" decretavam, por exemplo, que o Leovegildo Gama Lins Júnior "amarelou" quando saiu do Corinthians.
É tão mais fácil assim, certo?
Em Cidade, se um secretário deixa a pasta com uma semana, a gente não diz que ele amarelou. A gente desconfia de algo.
Ou seja, seria de bom tom alguém tentar descobrir o óbvio: que o Corinthians é uma zona e que o Júnior não iria arrumar.
Outra coisa: em Cidade, não temos um cara que só fica escrevendo coluna sobre o nosso assunto, sem pôr a mão na massa. Em Esporte você apura, apura, apura, para no fim ir lá um tal de Benja e escrever que "ah, Júnior não tinha identificação com a cidade de São Paulo", e ponto final. Moleza, né?
Enfim, Esporte tem excesso de opinião. Em Cidade, acho que falta um pouco. Se ambas as editorias alcançam um equilíbrio, saem ambas muito boas.
A minha missão hoje, por enquanto, é alcançar esse equilíbrio em Cidade. A partir da semana que vem, estarei como "braço direito" do editor.
Eles chamam o "braço direito" de "editor-assistente". É o que eu vou ser.
Se você mora no Rio de Janeiro, e tem alguma sugestão de pauta para enviar, utilize o email
gustavo.almeida@jb.com.br. Denúncias anônimas, reclamações, etc, etc, tudo muito bem vindo.