30 novembro, 2003

Gostava de ganhar na Mega Sena
Antes da Copa do Mundo de 2002, atendi na redação um telefonema de um jornalista de Portugal. Na nossa correria diária, é difícil atender a pessoa da maneira correta quando a gente não conhece - mas eu faço esforço para ajudar ao máximo quem liga. Afinal, como jornalista mediano que sou, estou sempre precisando também da ajuda alheia.
Por meio de telefonemas e mensagens, mantive assim uma amizade com o jornalista Norberto Lopes, do site Mais Futebol, ambos trocando ajuda mútua, principalmente durante a Copa.
Acompanhei a indignação deste amigo com a decepcionante campanha de Portugal em 2002 (tanto eu como ele achávamos que os lusos iriam longe), e depois continuamos trocando informações.
Agora, por meio dos blogs - o dele é o Remoinhos - vamos discutir as sempre interessantes diferenças linguísticas entre o Português de Portugal e o nosso. Mário Prata já lançou um livro há anos, Schifazfavoire, sobre essas diferenças, e todo mundo já sabe que no Brasil "bicha" é sinônimo de gay e em Portugal é o nome que se dá à fila.
Porém, conversando com Norberto sobre futebol, reparei que ele dizia, por exemplo, "eu gostava de ver Zidane no meu time" (ele torce para o Porto, se não me falha a memória). Por um momento, ficava até confuso, achando que o Zidane tinha essa parte escondida de sua biografia. Mas não. Confesso minha ignorância, realmente não sabia que lá quando se diz "eu gostava" é o mesmo que "eu gostaria".
É interessante. Parece que o interlocutor está visualizando um "passado próximo". Parece que a gente sai do campo dos sonhos, expresso no "eu gostaria", para o campo da construção dos sonhos, com o "eu gostava". Eu gostava, por exemplo, de acertar as seis dezenas de quarta agora na Mega Sena.
Enfim, são diferenças muito interessantes. Essa fase de conversas sobre o tema vai ser agradável, pois gosto da cultura portuguesa, de tudo o que envolve a língua. Costumo dizer que as únicas coisas que não gosto de Portugal são o Vasco (Norberto, não sei se você conhece o clube, rival do meu Flamengo) e o Salazar. Se bem que, perto do Vasco, Salazar é até passável.