25 abril, 2002

Vizinhos

Não sei quem são os meus vizinhos e, mesmo assim, não nos entendemos. Por várias razões. Tenho um gato preto e vira-lata. E gato, todo mundo sabe, pula muro, mia e faz algazarra. Os gatos são um pouco repelidos. Mal crescem, escapolem, invadem casas, fazem escândalo. Bom, mas o gato não é o assunto.
O assunto é: quem são os meus vizinhos?, do que eles gostam?, no que eles trabalham?, são vegetarianos?, assistem novelas?, rezam?, lêem? bebem? fumam? etc. Quem são essas pessoas que dormem lado a lado às paredes do meu quarto e que cruzam por mim pelos corredores do prédio e mal me cumprimentam? Vizinhos só servem às nossas especulações.
O cachorro da moça do apartamento 103 não pára de latir . Por que a moradora do 102 não gosta de gatos? De todos, apenas dois vizinhos gostaria de conhecer: um casal que me cumprimenta em qualquer lugar onde os encontre e um outro, simpático, embora reservado.
Não sei se eu sou a moradora mais barulhenta do prédio. Desconfio disso por causa das reclamações. Primeiro recebi uma carta sobre as festas que promovi. Minha meia dúzia de amigos, para felicidade geral da vizinhança, não aparece mais. Reconheço que eXtrapolamos.
Outro dia estava chegando da rua e o homem de óculos que mora no apartamento acima do meu me interceptou:
- Ei, você assiste o noticiário de manhã cedo?
- Sim, assisto – e fiz aquela cara de interrogação.
- Sabe o que é, o volume está muito alto, faz eco e parece que a sua tv está dentro da minha casa.
- Ah, o senhor me desculpe, mas é que eu sou surda, então eu escuto alto mesmo porque não tenho noção.
- E eu não preciso acordar cedo, então a gente poderia trocar de problema hehehe – ele disse.
- Eu vou tentar abaixar – prometi e virei as costas.
Quis dizer pra ele assim: aproveita que o senhor gosta de reclamar e vai ao aeroporto Santos Dumont, ou envia uma carta para a Força Aérea Brasileira, ou sei lá quem controla os vôos, Departamento de Aviação Civil ou a puta que pariu, e solicite a imediata mudança da rota dos aviões que passam diariamente, à noite e de manhã, voando bem baixo, sobre as nossas casas, várias vezes. Esse barulho incomoda demais e também interfere na imagem da minha televisão. Ah, e toque na vizinha aqui ao lado e mande os filhos dela, um de dois anos e outro de um, calarem a boca. Quanto ao meu gato, pode ficar tranquilo, já o matei. Inclusive, estou providenciando um churrasquinho em homenagem ao felino que será realizado a partir das sete da manhã lá na minha varanda e se estenderá até às 21h59. O senhor está convidado. Até logo.