24 abril, 2002

São Paulo: noites de domingo, segunda, terça e quarta
O estômago e o fígado
Essa foi a dupla de ataque nas noites de domingo e segunda-feira aqui na Buenos Aires brasileira, como definiu Valeska Lowerfount.
Bom, nunca fui em Buenos Aires, mas devo preferir São Paulo porque aqui não tem o Boca e o River, tradicionais algozes rubro-negros em competições sul-americanas. Mas talvez seja mais coerente dizer que o estômago e o fígado foram as duplas atacadas, e não a dupla de ataque.

************

No domingo, programinha light: churrascaria rodízio. Bom, se todo mundo concorda que na Escócia, terra do uísque, é onde se bebem os melhores uísques, logo, numa regra de três, não seria exagerado dizer que em São Paulo, terra da comida, é onde se massacram as melhores churrascarias-rodízio. E fui com uma equipe de peso, colegas aqui do Lance-SP. Mais de duas horas de permanência na mesa coordenando um desfile de picanhas, alcatras, cupins, queijinhos de coalho, muzzarela, fora o bufê de frios completíssimo, com palmito, elemento imprescindível para uma boa atuação em churrascarias rodízio. Eu diria que o palmito é mais ou menos como o líbero no esquema 3-5-2.

**************

Depois, hotel, banho, cama e a melhor coisa para se fazer na hora de dormir: um enlatado na Fox que exige somente dois neurônios para ser consumido. Um deles ainda dormiu antes do final. Um sono reparador, e logo depois uma produtivíssima segunda-feira de trabalho, ótimo preâmbulo para mais uma noite agradabilíssima, no pub chamado O'Malley's, na esquina da Rua da Consolação com Alameda Itu.

**************

Lá, encontrei Ione, Augusto Sales, Ricardo Zobaran, e ainda o pessoal do Lance, as meninas Michele, Ana Paula, Maristela Mattos e o Thiago Rocha. Depois de dois screwdrivers eu já estava defendendo a tese dos seis graus de separação, sobre a qual Ione discorre em seu blog. Cliquem e vejam.

**************
Descobrimos em um cômodo secreto dentro do pub - que tem vários ambientes - duas mesinhas de sinuca, muito bem definidas pelo Augusto Sales como "mesinhas de DCE". Para mim, essa é uma definição tão perfeita que deveria servir como modalidade olímpica - no dia em que a sinuca fosse esporte olímpico. Augusto ainda criou definições geniais para a jogada em que encurralamos a bola branca: "sinuca de posicionamento" e "sinuca de ângulo".

*************

No embate eu-Thiago (representando o Lance) contra Augusto-Ricardo (representando o Fluminense), saiu goleada: 5 a 1 para o Lance, sem apelação. Poderia ter sido de mais, se eu não tivesse atirado a bola branca para fora do tapete verde por cinco vezes.

************
Na hora de ir embora, fizemos uma sensacional tour pelo centro paulistano à noite, com seus sinais (faróis) intermitentes, seus milhares de neons e todos os pontos conhecidos: o Bexiga, a rua onde rola a festa da Santa Accheropita, o Anhangabaú, o Ibirapuera (ginásio e parque), a Rua Augusta, os prédios, os milhares de viadutos. São Paulo é mesmo como o mundo todo, que me desculpe a inoportuna e batidaça citação de Caetano Veloso.

************
Terça-feira, programa futebolístico. Fui no Bar do Elias, uma espécie de Meca palmeirense. Apesar de não ser nem de longe o time da minha preferência, saboreei com prazer bolinhos de bacalhau que fariam Camões atravessar o Oceano Atlântico a nado e uma porção de frango à passarinho que só faltava voar. O chope me surpreendeu. Dei três goles, espuma boa, sabor excelente, leve. Falei que era bom e uma voz anunciou: "É Schincariol". Bom, vivendo e aprendendo.

***********
Fui para o hotel e - surpresa! - o meu cartão magnético não abriu a porta do quarto. Meia-noite e meia. Desci, reclamei, e ouvi aqueles "senhor pra cá, senhor pra lá", de sempre. E a informação: "Vamos liberar, mas o senhor peça ao jornal para mandar o fax liberando para evitar constrangimentos na saída". Fiquei pensando em que tipo de constrangimento era esse....

**********
Quarta, dia de clássico. Vou ver no telão do tal Valle Sports Bar, do Luciano do Valle. Telão e chope, diversão garantida. Morumbi fica para uma próxima vez - talvez eu volte no dia 6 de maio! - mais aliviado. Amanhã começo a voltar para o Rio. Espero encontrar todos bem por aí, depois de uma semana longe.

*********
Um bom fim de semana para todos. Vou começar no Rio tomando um chope no Lamas. Apesar de curtir São Paulo, essa cidade também tem coisas sem as quais não conseguimos viver.