14 janeiro, 2002

O local ideal
Iniciei o debate e Sérgio Maggi deu seqüencia, sobre qual o local ideal para uma boa noitada no Rio de Janeiro. Parece um pouco aquele texto genial do Paulo Mendes Campos - se não me engano está no livro "O amor acaba", no qual ele discorre sobre o que poderia ser o bar ideal. Jaguar reproduz um trecho, em seu livro "Confesso que bebi".
Quais seriam então as características de uma casa para a noitada ideal? Vamos por partes:
1-Música boa. É uma das coisas mais difíceis, no momento em que as pessoas que gostam de músicas estão imprensadas entre a chatice do axé-pagode-funk e a modernidade monótona, pouco-assoviável e entediante do drum and bass. Mas diria que musicalmente o local ideal é o Sheringhan´s, um pub em cima da churrascaria Carretão da Praça General Osório, em Ipanema. Apenas bandas boas no som. O volume, nem tão alto que atrapalhe a conversa, nem tão baixo que não preencha os espaços vazios. Quanto a som ao vivo, o melhor sem dúvida é o do Hard Rock Café.
2-Drinques fartos. Não considero cerveja em lata bebida. Cerveja tem que ser condicionada em vidro. Portanto, um bom lugar para passar a noite deve ter chope e diversas opções de drinques gelados. Uma máquina de frozen margarita faz o estabelecimento ganhar dois pontos numa escala de 0 a 10. O Hard Rock mais uma vez oferece o melhor, em variedade e quantidade. O barzinho "Don Scracho", no Jardim Botânico, também manda bem, mas é ao ar livre e sem música ao vivo - ou seja, perde para o Hard Rock.
3-Espaço. Fundamental. Esbarrar em pessoas, disputar espaço no cotovelo, pedir licença de cinco em cinco minutos tornam qualquer lugar um programa de índio. É essencial que haja espaço para você levantar da mesa e ir até o banheiro, por exemplo - o Lamas é um lugar que atende esse requisito.
4-Boa freqüencia. Outro ponto essencial, e que derruba o Hard Rock Café, que tem uma freqüencia meio escrota. Até hoje, nenhum estabelecimento comercial no Rio de Janeiro se igualou em termos de freqüencia ao Bukoswki Bar (na Rua Paulo Barreto) e à antiga Casa da Matriz (em Botafogo, mas na Rua da Matriz). Era só sair de casa sozinho que era garantido encontrar pessoas conhecidas, tomar uma cerveja, bater um papo. Hoje, na Matriz, só conheço os donos, os djs e os barmen.
5-Mulher. Porque eu gosto, e ponto final.
6-Temperatura decente. Não precisa ter necessariamente ar condicionado. O pub Sheringhan´s não tem, o Don Scracho não tem, e no entanto são lugares agradáveis e de temperatura amena. Mas nesse ponto, o Lamas, o Espírito das Artes (no mezanino da Cobal da Humaitá) e principalmente o Hard Rock Café são sensacionais. Vale a pena citar também o bar Porcão Rio´s, que tem clube do whisky e ao contrário do que todos pensam, é bem em conta.
Bom, acho que é basicamente isso.