14 fevereiro, 2003

Reflexões sobre um país de merda
O melhor título de livro que eu conheço é aquele do Ignácio de Loyola Brandão: "Não verás país nenhum". Acho que é por aí. Na minha opínião, o Brasil caminha a passos largos para a falência em todos os aspectos - vivemos na "democracia" do dinheiro, sob o domínio do medo (o Rio já é pior que Medellin há muito tempo, e periga virar uma nova beirute) e em termos de cidadania, estamos regredindo.
Prova disso é o seguinte: os gorilas de estabelecimentos noturnos têm salvo-conduto para serem arbitrários com quem eles quiserem. Se te ameaçarem, você tem que engolir. Te tratam como "ladrão" ou "espertinho" o tempo todo.
Na hora em que isso acontece com o chefe da Polícia Civil, Álvaro Lins, o procedimento padrão e banal desses animais passa a ser "crime de constrangimento ilegal". Agora, experimenta ir numa delegacia de madrugada para registrar uma ocorrência dessas (não vale tentar isso se você for "importante"). Vão rir na sua cara.
Leiam aqui em O Globo. Quatro viaturas da polícia civil voaram para o local. Em um primeiro momento, é engraçado, pensar que aqueles brutamontes se fuderam. Mas basta pensar um pouco para sentir o estômago embrulhando.