13 fevereiro, 2003

Ah, a juventude...
Peguei essa num blog muito interessante que achei no Botequim: o Chute no crítico, de autoria do crítico musical Marco Antônio Barbosa. O cara compila as dezenas de emails que recebe diariamente por causa de seu trabalho de crítico (a maioria descendo o sarrafo nele) e publica na íntegra, fazendo algumas considerações, a maioria sensacionais e bem humoradas. A conclusão: as pessoas não estão preparadas para nenhum tipo de crítica que não seja a favor.
Usando esse raciocínio, o Paulo Francis não teria escrito uma linha e nem teria sido o colunista mais lido da Folha de São Paulo durante alguns anos.
Mas vamos à carta-crítica que destaco:
"Boa tarde senhor Marco
Queria fazer uma pequena sugestão. Que tal rever seus conceitos musicais?? Ou pelo menos seus próprios conceitos criticos...
Pena senhor, você afugenta os próprios clientes...tsk,tsk,tsk, muito pouco inteligente!
Vamos ser + claros, meu nome é Pamela, tenho 23 anos, tenho namorado, e fui criada ao som da Jovem Guarda por conta de meus pais.
Hoje eu sou fã do grupo KLB. E gostaria de saber o que senhor tem contra eles?? Sua resenha não atinge o KLB, atinge seus fãs que se magoam ao ver o pouco caso e a falta de respeito com que certas pessoas tratam seu trabalho.
O senhor já foi a algum show? Já ouviu eles cantando outras músicas além dessas do CD? Então acho melhor não comentar nada antes de falar o que não deve.
Na época de Roberto Carlos muita gente também virou a cara e falou poucas e boas, e algumas até hoje falam. Muitas vezes o feitiço vira contra o feiticeiro, e quem sabe daqui a cinco anos quando acaba o contrato do KLB com a Sony eles não estarão assinando um por mais cinco? E calando a boca de "criticos" que não sabem respeitar o trabalho alheio.
Um abraço
Pamela"

Gostar do KLB? Nem sei o que dizer sobre isso. Mas uma pessoa ser criada ao som da Jovem Guarda? Deveriam prender os pais dessa pobre criança. Imagine você com doze anos assobiando "Pobre menina".