22 outubro, 2002

Dez filmes e uma loira de verdade
Podia ser loira falsa, mas Monica (assim, sem acento circunflexo), que me liga neste fim de tarde para falar da vida, é loira de verdade. É a minha única amizade polêmica, daquelas pessoas que são detestadas por metade do eleitorado - eu estou na metade oposta, dos que sempre gostaram dela e de sua risada escandalosa, desde os tempos de A Notícia. Por que os outros detestam, raramente sei. Ou melhor, de motivos concretos, não conheço nenhum, apenas rumores e impressões.
Conversamos quase uma hora sobre a vida, sobre mulher, sobre os homens que ela não entende, sobre Cidade de Deus, sobre filmes em geral, etc, etc, etc. Eu falei de Marcele, ela me disse que estava solteira. Bom, me pediu que mandasse por email uma lista com dez filmes para ela assistir. Como estou com preguiça de mandar por email, seguem aqui 10 filmes para mulheres solteiras ou qualquer pessoa que queira se sentir bem.
1- A felicidade não se compra - Não vale, porque esse filme de 1946 entra em qualquer lista que eu fizer. Uma fábula de Natal, direção de Frank Capra e atuação magnífica de James Stewart. Obrigatório para que a gente continue acreditando que tudo um dia vai dar pé.
2- Despedida em Las Vegas - Um dos meus preferidos. Nicholas Cage quer morrer de tanto beber. Elisabeth Shue quer viver de tanto morrer. Ambos se encontram por acaso e fazem uma das mais lindas histórias sobre amor e tolerância que eu já vi.
3-Coisas que você pode dizer só de olhar para ela - O diretor desta série de contos interligados é o filho de Gabriel Garcia Marquez. Achei prodigioso.
4-Quase famosos - Sim, por que não pensar que você, mulher solteira, está dentro daquele ônibus cantando em côro aquela música de Elton John e, acima de tudo, pensando que tudo afinal está dando certo?
5-A chave do sucesso - Um filmaço quase desconhecido, cujo título em inglês é "THE BIG KAHUNA". Com Kevin Spacey e Danny de Vito. Altamente recomendável para quem quer saber que a vida vale mais do que um particular ou do que um momento. Filme no entanto essencialmente masculino.
6-Short Cuts - Mais um filmaço de Robert Altman. Vale alugar a fita.
7-Buena Vista Social Club - Porque a vida também é música, e esse filme mostra vidas de quase cem anos relacionados a Música. É comovente ver pessoas que se importam também com o canto, o ritmo, e ver como se sentem tocadas por algo diferente enquanto estão expressando sua dor. Acho que esse não saiu em vídeo.
8-Sleepless in Seattle - Eu acho que em inglês é "Sintonia do amor", com Tom Hanks e Meg Ryan. Ah, vá lá, em uma lista de dez filmes para uma mulher solteira é possível deixar de fora um filme de Meg Ryan? Ainda mais esse, que tem cenas muito bacanas envolvendo um programa de rádio, uma mulher sozinha em uma estrada e o cara sozinho em um barco.
9-Descalços no parque - Comédia de 1967, primeiros papéis famosos de Jane Fonda e Robert Redford. Casalzinho recém-casado em aventuras dentro de seu prédio, que incluem a ida a um restaurante albanês e uma quase separação. Ótimo.
10-A insustentável leveza do ser - Excelente filme de Phillip Kaufmann (o mesmo diretor de Henry & June). Tem Juliette Binoche, Lena Olin e Daniel Day-Lewis, e um final comovente, emocionante. Se eu fosse do MENINOS EU VI, talvez contasse.
Bom, são esses. Quase todos disponíveis em VHS.