22 setembro, 2002

Conversa ao pé do blog
Dos dez últimos posts deste blog, oito foram mal-humorados. Vou dar uma melhorada no clima publicando mais uma entrevista da série "Conversa ao pé do Blog".
Onze perguntas para um weblogger - André Machado
1- Por que a idéia de ter um blog?
Para tirar de minhas gavetas, de uma vez por todas, minha produção literária, que estava dormindo desde os anos 70. Foi uma libertação pessoal e me estimula a escrever mais, até hoje.
2- Para quem você contou primeiro que ele existia, e por quê?A Elis Monteiro, minha companheira de reportagem no jornal, me flagrou montando o blog. Não foi preciso contar. Mas ela seria a primeira, porque foi quem mais me incentivou a criar um blog.
3- Esse é seu nome verdadeiro? (se sim: Por que você acha melhor não revelá-lo? A internet ainda te assusta nesse ponto?)
Faço questão de usar meu nome verdadeiro em todos os meus blogs. Se você reparar, ele vem sempre junto com o título. A web não me assusta, faz parte de meu trabalho e de minha vida. O que preciso esconder ou revelar está em meus textos.
4- Qual é a audiência média de seu blog?
Juntando os dois Cadafalsos, já tenho umas 6 mil visitas desde o começo, em novembro/2001.
5- Há um tema central? Que tipo de post atrai mais comentários dos leitores?
Ficção (poesia e contos. Também já postei uma blognovela com trinta capítulos). Os minicontos têm chamado a atenção e alguns poemas me surpreendem com o feedback. Nem sempre são os que eu achava que teriam mais sucesso.
6- Há como comparar os blogs com alguma outra coisa do passado (do mesmo jeito que comparamos o email às cartas)?
Para mim, quando estou falando de alguma coisa do meu dia ou noite, é como se escrevesse uma carta pública para mim mesmo. É curioso. Isso tem bastante a ver com os meus dias de correspondência "analógica" com meus amigos mais antigos.
7- O que você mais descobre com os blogs? Pessoas que vc gostaria de conhecer ou pessoas que você não gostaria de conhecer? Por quê?
Tenho tido sorte, só conheci pessoas interessantes através do blog. Também descobri que não perdi minha capacidade criativa, como cheguei a desconfiar nos anos 90.
8- O que lhe desagrada nos blogs? Comentários anônimos? Posts diários superficiais?
Não gosto de diários íntimos cotidianos e superficiais. Também abomino comments anônimos. Nem de blogs com elementos gráficos demais e idéias de menos.
9- Hoje você JÁ COMEÇA a navegar primeiro por algum blog? Se não, qual sua página inicial?
Vou direto para meus Cadafalsos toda vez que abro o browser. Todo dia.
10 - Além do seu, cite seus blogs favoritos
Leio sempre o Blogus, a Blogueira dos Enta, o InternETC, a Tina Andrade, o Maggi, a Turista Acidental, o Chamego da Vania, Montanha-Russa, O Anjo, Sub-Rosa e SexoPuro. Tem também o Pulso Único e o Cocadaboa.
11 - Está com alguém? Se não, pensa em conhecer alguém primeiramente por seu blog?
Wal é a mulher da minha vida há 16 anos e meio, e me deu Jessica e Rebeca, minhas filhas. Como Gilda, jamais houve mulher como ela. Mas o bloguniverse me deu algumas amigas por quem me permito me apaixonar, ainda que virtualmente. Isso é a minha cara, não tem jeito. Provavelmente sou o Guardião do Cadafalso mais coração-mole da História ;-))