24 março, 2003

Vamos pedir Piedade, senhor, piedade
Manhã de domingo. Aliás, manhã porra nenhuma. Seis da manhã para mim sempre foi noite de sábado. Mas eis que acordei nesse domingo às seis da manhã para fazer o concurso público da Comlurb. Para redator, não para gari. Afinal, quero ganhar mais do que ganho hoje, hehhehe. Brincadeirinha. Mas foi isso. Eu, o dono da birosca e a amiga Raquel, daquelas amiguinhas perto das quais a gente pode até arrotar o hino nacional. Os três dentro de um táxi, sete da matina, rumo ao concurso na Gama Filho. Os três, formados em jornalismo pela mesma faculdade (a UFF), os três com o saco completamente cheio após nove anos de chibata e muito, mas muito pouco dinheiro no bolso. Aí decidimos tentar essas paradas, afinal, concurso para jornalismo tem uma sabedoria desproposital: você não precisa estudar.
Não cai matemática, química, física, contabilidade, porra nenhuma. Acho que para gari o concurso é muito mais difícil.
Só que a "dificuldade" do concurso da Comlurb era de outro tipo. Como na questão abaixo(eram de múltipla escolha, mas vou deixar as respostas pra lá):
Segundo Nilson Lage, "redatores resmungam o texto das notícias à medida que escrevem" para...:
A coisa não pára por aí. Uma das questões era respondem quem é que trabalha em um projeto de não-poluentes: se a UERJ e o McDonald´s, se a UFRJ e o McDonal´d´s, se a UERJ e o Bob´s, se a UFRJ e o Bob´s.
Porra.
Você quer trabalhar de redator e é obrigado a entender de hamburger, caceta?
Bom, o que importa é que chegamos na Gama Filho uma hora antes da prova, como o recomendado. Eu já comecei a estranhar quando entrei no táxi da cooperativa aqui da Urca e o taxista comentou "puxa, já saíram uns seis carros lá para essa prova".
Ao chegar lá, todos entendemos. Centenas de pessoas se espalhavam pela Rua Manoel Vitorino. Havia uma fila não-informal, aliás, uma não, várias filas, centenas e mais centenas de candidatos.
Aí a minha amiga de quase uma década, Raquel, dispara: "Caramba, e pensar que só tem UMA vaga".
Tá, aquelas centenas de pessoas fariam provas para vários cargos, e eu faria para redator, mas porra, UMA vaga? Por que não li isso antes de fazer a alegria dos taxistas (a corrida deu 30 reais)?
Fizemos, cada um esperou o outro acabar a prova e voltamos para mais 30 reais de táxi de volta a Botafogo. Não teve muita lógica, acordar cedo para fazer essa prova, mas, cacete, eu TINHA que fazer, sei lá se dá uma sorte.
Saiu hoje o gabarito - das 50 questões, acertei somente 26. Da próxima vez eu faço pra gari. Se não tiver matemática, claro.