26 janeiro, 2003

Eu sou meio lento, sabe
Sim, cheguei à conclusão de que preciso fazer um curso de Direito para entender como pensam os delegados e magistrados do país. Porque queria entender o que diferencia, em termos penais, esses dois fatos:
Fato 1 - Um sujeito de 1,50m, paraíba, é parado por seguranças truculentos de um megasupermercado (desses que faturam milhões por dia), porque havia dentro de seu carrinho um alicate de unha não pago, no valor de R$ 6. O cara é colocado em cárcere privado, apanha, é levado por PMs, forjam mercadorias no flagrante, o cara vai para a Polinter, lugar perigoso pra cacete, passa quatro dias preso, num calor de 40 graus, com insetos passando em cima dele e outros presos dando porrada.
As provas de seu "crime"? Depoimentos dos SEGURANÇAS DO SUPERMERCADO (pelo vídeo gravado, é nítida a amizade destes com os PMs). Bastou isso para o delegado, um cretino contumaz, condenar o malandro. Vi no programa sensacionalista do Marcelo Rezende todo o absurdo do lance.
Fato 2 - Fiscais do estado são filmados achacando a Light. Um deles pede "R$ 30 mil para as despesas pessoais". A propina ultrapassa a casa dos milhões.
E o Ministério Público do Rio estava com a fita de vídeo, porém, não continuou a investigar por "falta de provas".
A menos que a solução seja colocar os seguranças do supermercado para investigar os fiscais do estado, confesso que sou muito burro e ignorante para entender como funciona a Justiça nesse país.