28 novembro, 2002

Músicos emergentes, atenção
Recebo email do professor Alexei Gonçalves, da área de Marketing da UFF, pessoa do mais alto gabarito, de quem há muitos anos eu não tinha notícias. E a notícia é boa para o pessoal que está começando: ele começou um curso novo de marketing para músicos. Leiam abaixo. Segue também o email de contato para os interessados.
Como vocês sabem, sou professor de Marketing do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Mas também sou aficcionado por música. Sei que existem muitos músicos excelentes por aí, à espera de uma oportunidade que nunca chega, o tempo passando, a carreira marcando passo... Quantos talentos não se perdem porque o artista se desanima, acumulando frustrações sobre frustrações até desistir da carreira?
Inconformado com esse problema, resolvi oferecer minha contribuição sob a forma de um Curso de Marketing para Músicos. O programa do curso será personalizado para as necessidades de cada aluno (ou grupo), enfocando temas como:
1 - Princípios Básicos de Marketing
2 - Estratégias de Marketing Pessoal
3 - Posicionamento Competitivo e Imagem Pública
4 - Pesquisa de Opinião
5 - Planejamento de Repertório
6 - Técnicas de Divulgação e Comunicação com o Público
7 - Técnicas de Negociação (essencial para que os músicos não sejam explorados por agentes, casas de shows, gravadoras, etc)
8 - Técnicas de Produção de Eventos (Shows e Espetáculos)
Todos esses temas - entre outros, conforme a necessidade - serão abordados sob a perspectiva de sua aplicação à carreira, ao estilo e ao projeto pessoal do aluno, auxiliando-o a formular e executar uma estratégia de carreira que maximize suas chances de sucesso profissional sem que ele precise alterar os seus princípios, ambições, gostos e atitudes musicais.
O preço? A combinar, conforme a necessidade e as possibilidades de cada aluno. O curso poderá ser realizado sob a forma de aulas particulares ou de grupos reduzidos.
Se algum dos amigos conhece algum músico talentoso cuja carreira ainda não decolou por falta de uma estratégia definida, não deixe de conversar com ele ou ela a respeito desta proposta. Pode ser uma grande oportunidade de ajudar um amigo a realizar o sonho de ter sucesso fazendo o que realmente gosta!
Para maiores detalhes, basta entrar em contato através do e-mail uffmarketing@ieg.com.br