28 novembro, 2002

Fast-Fudeu
Leio que Cesar Maia tem como atual alvo a fast-food - quer obrigar as redes a incluir avisos em suas comidas. Se a medida é legal, cabível, viável ou coerente, bom, ainda não está na hora de discutir. Agora, apesar de partir de um prefeito que vem decepcionando, devo reconhecer que é elogiável. Segundo matéria de hoje em O Globo, o objetivo é reduzir o diabetes, a obesidade e as doenças de coração em adolescentes - e, claro, nos adultos glutões. Para isso, o aviso seria "Excesso de gordura faz mal à saúde".
Minha contraproposta a essa elogiável iniciativa seria o seguinte: atacar na propaganda, a raiz dos problemas. Basta lembrar que nos comerciais do McDonald´s não há pessoas obesas, as crianças são lindas e saudáveis, toda mulher que aparece é gostosa. Cascata pura. Acho que nas propagandas do McDonald´s deveriam aparecer seus reais clientes: homens e mulheres gordos, que entram em um círculo vicioso de "carência afetiva compensada com ingestão excessiva de alimentos"; pessoas com pouco mais de 30 anos e que já tomam remédios contra o colesterol e o coração; office-boy fudido que come em pé no McDonald´s da Central do Brasil aquele hamburger de 1 real que vem com um pepino no meio; garotos de oito ou nove anos que detonam aqueles sorvetes McMix (sorvete com confete de chocolate) e ficam gordinhas e coradas a ponto de receberem beliscões de tias velhas - e em dez anos nunca mais serem tocados por outras mulheres além dessas.
A publicidade é muito escrota. A propaganda da dança do Ronald McDonald´s é de uma bestialização sem par. O pior é que as propagandas de fast-food cumprem o papel "nobre" de induzir à obesidade enquanto a publicidade em geral preconiza o corpo magro como o ideal para fins de reprodução. Puta que pariu.
Claro, o efeito colateral da boa iniciativa do prefeito é ruim também: negozinho entrar numa de que tudo tem que vir rotulado. "Este estabelecimento pode provocar câncer de estômago, diabetes e aumento de colesterol", na porta das churrascarias. "Este líquido pode fazer você casar com uma mulher muito feia" no rótulo da garrafa de cachaça, "Esta camisa pode provocar depressão profunda" na etiquetinha das camisas do Vasco, "Esta revista não contém nada" na capa da Playboy da....tá, tá, prometi não falar mais nesse assunto.
Este blog faz mal ao tempo alheio - desperdiçando-o.