27 novembro, 2002

Conversa ao pé do blog - Sérgio Maggi
A série está de volta. Já foram publicadas entrevistas com Sarah Ivich, Alessandra Archer e André Machado. Hoje, é a vez do autor do Não é caldo... - mas é bom lembrar que ele me enviou essas respostas em agosto.
ONZE PERGUNTAS PARA UM WEB LOGGER
1- Por que a idéia de ter um blog?
Comecei meu blog muito antes de blog virar moda. Navegando a procura de sites para a minha coluna, acabei caindo no blogger e criei um. Mas logo abandonei, ninguém conhecia isso e ninguém lia. Quando algumas pessoas da Globo.com começaram a fazer blogs também, reativei o meu e não parei mais.
2- Para quem você contou primeiro que ele existia, e por quê?
Para quem contei primeiro? Realmente não lembro...
3- Esse é seu nome verdadeiro? (se sim: Por que você acha melhor não revelá-lo? A internet ainda te assusta nesse ponto?)
Sim, é. Quem não gostar do que eu escrever e quiser me pegar de porrada não vai te a menor dificuldade de me localizar.
4- Qual é a audiência média de seu blog?
Média de 80 pessoas por dia.
5- Há um tema central? Que tipo de post atrai mais comentários dos leitores?
Não há tema central. Falo de livros, cinema, música, futebol, política. O que vier a cabeça. Assuntos polêmicos sempre trazem mais comentários. Falar mal de alguém que é mais ou menos senso comum. Quando falei mal do profeta Gentileza. Para mim aqueles poemas dele não passam de pichação e deviam ser apagados.
6- Há como comparar os blogs com alguma outra coisa do passado (do mesmo jeito que comparamos o email às cartas)?
Não, não acho. Quer dizer, no meu caso comparo com minha coluna. Sempre falei de um modo pessoal nas colunas, contando coisas sobre minhas filhas e amigos. E a maioria dos mails que recebo elogia justamente essa "intimidade" com o leitor. Então, acho que os blogs permitiram que qualquer um virasse um "colunista".
7- O que você mais descobre com os blogs? Pessoas que vc gostaria de conhecer ou pessoas que você não gostaria de conhecer? Por quê?
Pessoas que gostaria de conhecer. Porque quando leio o primeiro post de um blog novo, se não gosto já saio fora e nem me lembro mais...
8- O que lhe desagrada nos blogs? Comentários anônimos? Posts diários superficiais?
Comentários anônimos não me desagradam, eu acho engraçado, rio com eles. Não posso esquentar com quem não tem coragem de assumir o que faz. E quanto a posts superficiais, não sou obrigado a ler nenhum blog. O que não gosto é blog que nunca é atualizado.
9- Hoje você JÁ COMEÇA a navegar primeiro por algum blog? Se não, qual sua página inicial?
Não. Minha página inicial é do Globonews.com (www.globonews.com.br), site de notícias onde trabalho (nota do Blogus: Maggi está de volta ao Globo On)
10 - Além do seu, cite seus blogs favoritos
O que estão na coluna direita do meu blog, entre os quais estão o seu e o da Marcele, visitas sempre obrigatórias.
11 - Está com alguém? Se não, pensa em conhecer alguém primeiramente por seu blog?
Defina estar com alguém. Se quer dizer namorando, não...
Já conheci várias pessoas por causa do blog e gostaria de conhecer mais ainda.