12 agosto, 2002

O Spam Zine ataca novamente
Quando eu às vezes falo da minha admiração pela galera do Spam Zine e principalmente pelo meu amigo bugrino (doente) Alexandre Inagaki, neguinho pensa que eu estou fazendo média ou cavando alguma vaguinha. Mas não é nada disso. Sou franco rasga-sedas do Inagaki e não é de hoje - sempre disse que os textos dele divertem e fornecem algo que os meus não fornecem: informação. Bom, basta dar uma olhada no editorial do Spam Zine desta semana:
Este mundo anda por demais bizarro. A eleição de Paulo Coelho para a Academia Brasileira de Letras é café pequeno, comparada com a carreira literária (sic) de Dave Pelzer, cujos três primeiros livros estiveram por 448 semanas na lista dos mais vendidos de não-ficção do New York Times. Sua primeira obra, "A Child Called 'It'", é a biografia de uma criança cuja mãe queima seu braço no fogão da cozinha, depois o faz vomitar e comer seu próprio vômito, e o deixa sem comer durante dez dias. Todas essas desgraças, descritas em ricos detalhes, são pontuadas por lições de auto-ajuda, do tipo "não esmoreça diante das dificuldades", ou "saiba que nem sempre a vida é justa". Os fãs de Dave Pelzer são apaixonados pelo autor, e sentem-se inspirados por sua recuperação após tantos horrores sofridos. Alguns deles já compraram seu DNA para uso futuro. Para quê, não ouso especular.
Mas existe coisa pior no mundo literário. Ou você sabia que Saddam Hussein, presidente do Iraque, é autor de dois romances consagradíssimos pela crítica do seu país? E ai de quem duvidar da real autoria de seus livros, que vêm, inclusive, com a redundante declaração declarativa em sua capa: "Um livro escrito por seu autor". O primeiro romance de Hussein, "Zabibah e o Rei", descreve a relação entre um político sensível e uma belíssima mulher tornada escrava por seu marido, um ocidental que a violentou no dia 17 de janeiro ("coincidentemente", o dia em que os Estados Unidos bombardearam Bagdá durante a Guerra do Kuwait). A obra virou musical e bateu recordes de vendas (no Iraque, é claro).
* * *
Este mundo despirocou de vez. Karyn, uma novaiorquina que afirma trabalhar em uma emissora de TV, criou um site pedindo ajuda dos internautas para pagar uma dívida de US$ 20 mil junto ao seu cartão de crédito. A mulher, com tremenda cara-de-pau, admitiu que os débitos foram contraídos comprando roupas de grife e besteiras na Internet. Mesmo assim, o site (http://www.savekaryn.com) recebeu mais de 200.000 page views, e ela já arrecadou cerca de US$ 2.700 em doações.
Você já viu de tudo na Web? É claro que não. Em http://www.geocities.com/acpgm, você encontra o sensacional sítio "AOL CD Preservation Guild & Museum". É isso mesmo: um museu dedicado à conservação daqueles CD's da America On Line que você cansou de receber pelo correio, como "brinde" em revistas, ou entregues pelo funcionário do banco onde você tem conta. Mas o mais inusitado de tudo é isto:
http://www.geocities.com/acpgm/CDBZ4025.HTM

A versão "4.0/ 250 horas grátis" daquele CD que você cansou de receber & jogar fora é avaliada pelos webmasters deste site como valendo QUINZE DÓLARES (!!!).
* * *
Este mundo é inverossímil. É por isso que resolvi imitar os personagens do filme "Men In Black", e adotei o tablóide Weekly World News (http://www.weeklyworldnews.com) como meu informativo oficial. As manchetes do dia são: "Coreanos famintos caçam lobisomens para comer" e "Homem cutuca o nariz e encontra uma pérola". São notícias bem mais razoáveis do que imagens de santas aparecendo em janelas, jabutis cariocas sendo atingidos por balas perdidas, Collor, Maluf e ACM liderando pesquisas eleitorais, ou judeus e palestinos se aniquilando sem sentido.
Chega de verdade.


Um show de bola. Se o Guarani tivesse hoje a categoria desse seu torcedor, certamente seria considerado um dos favoritos ao Brasileirão. Bom, de repente, com o Martinez desencantando...