16 julho, 2002

Eles querem é Poder
Você vê todos os dias, os reboques fazendo o que dizem ser a "regulamentação do espaço urbano", levando carros até que estavam parados perto de hospitais, esperando gente doente. Estragando o dia de centenas de pessoas, tirando-lhes os carros, obrigando a pagar fortunas e enfrentar filas em depósitos. O cidadão comum, aquele que "apenas" paga impostos, está completamente sujeito a isso, sem recurso algum.
No entanto, é incrível como na primeira festinha de magnatas, tudo isso cai por terra. Dezenas de carros - alguns com adesivo "Alice Tamborindeguy" estacionam DESCARADAMENTE embaixo de placas de proibido estacionar, aquela com o E riscado. Aonde? No lugar que para mim representa mais claramente a falta da verdadeira democracia no Brasil: o Iate Clube, na Urca. É engraçado como toda festa no Iate significa engarrafamento (para os outros), estacionamento irregular, gente no meio da rua e NENHUM flanelinha.
Se for uma festa popular, tem reboque e flanelinha. Como é festa de magnata, ao que parece, esses problemas são eliminados. E, claro, com segurança feita por marinheiros.
Além disso tudo, basta olhar para o Iate Clube e refletir que bela vista teria o local, com um calçadão gigantesco, arejado - mas tal coisa não é possível para uma maioria, porque uma minoria de 200 ou 300 pessoas precisa de espaço para guardar seus barcos. Isso é democracia?
É lamentável morar perto de um lugar tão demencialmente autoritário, tão completamente espaçoso, espalhafatoso, que cague tanto na cabeça do cidadão comum.