02 julho, 2002

Burkina Faso
Minha sobrinha entrou sorridente e saltitante sala adentro gritando "burquinafasso, burquinafasso" e ria, ria. E eu: "o que, Ananda?". "Vem tia, vem que eu te mostro Burquinafasso. Então, tá. E fui acompanhando minha ignorância descobrir que Burkina Faso (sei lá como escreve) é um país na África, vizinho à Nigéria. Daí pra frente, foi um festival de nomes de rio, países e capitais mundo afora. "Suaselândia", ela continuou. "Peraí", ela disse divertindo-se, "é assim: Suazilândia". "Existe ou não existe esse lugar?". "Existe, sim", eu garanti. "Então, onde fica?". "Fácil, na África", chutei para não trocar de continente. E assim fomos passando a noite, eu numa missão de babá, ela segurando seu Atlas velho como se tivesse acabado de ganhar um brinquedo novo. Aos cinco anos, ela brinca de descobrir palavras e lugares desconhecidos.
Daqui a duas semanas eu terei esquecido onde fica Laos, ou que a capital da Turquia é Ankara, mas ela virá novamente, na hora do almoço, me falar de Burkina Faso. Tudo o que consegui saber a respeito desse lugar, pesquisando na internet, é que lá acontece um festival de cinema e televisão de Ouagodougou, pelo que entendi, a grande manifestação cinematográfica do continente africano. Ouagodougou, né...ela que me aguarde.