23 junho, 2002

Algumas deste domingo de preguiça
Leio no Segundo Caderno de O Globo uma boa matéria do Mauro Ventura sobre o filme "Cidade de Deus", inspirado no livro homônimo de Paulo Lins. Acredito que deva ser um filmaço, até porque a co-diretora é Kátia Lund, que produziu - com João Moreira Salles - aquele que é na minha opinião o mais comovente documentário sobre a realidade do Rio de Janeiro: "Notícias de uma guerra particular".
Ela dirige o filme com Fernando Meireles, que eu não conheço, mas que fala muito bem da história toda. Até que, de repente, inexplicavelmente, o homem derrapa na pista e vai para a caixa de brita (logo depois da frase "o filme não alivia ninguém, isto é, quase ninguém):
- Ficou de fora do filme a parte de crítica à classe média, por sustentar com seu vício as armas, etc
Dupla derrapada. Além de confessar ter deixado de fora do filme logo a parte da classe média, ainda mostrou certo desconhecimento de causa, pois não é só a classe média que cheira. As favelas estão cheias de pessoas honestas, que trabalham, mas que gostam de cocaína. Assim como pessoas honestas e ricas e que não vivem sem cafungar.
Mas nada vai me impedir de ver este "Cidade de Deus", deve ser, como eu já disse, um filmaço.
************
Vitória de Barrichello. Já sei como será a semana: caixa postal entupida de gifs e brincadeirinhas com Rubinho. Haja saco.
***********
Meu amigo Alfredo Herkenhorff, secretário-gráfico do Jornal do Brasil, jornalista até a alma e último bastião dos anos 70 (amigo de Sérgio Sampaio, botou muito o bloco na rua), está plenamente recuperado de problemas de saúde e já inventando moda: desta vez, é um livro em homenagem ao Jobi, bar que nem precisa ter calçada da fama para ter a marca dos pés do velho Alfredo. Recebi com felicidade e surpresa o convite para que eu escrevesse um dos textos do livro - pedido que atendi prontamente, claro. Assim que Alfredo me passar o nome do livro, começarei ampla divulgação. O homem merece - Alfredo é das coisas melhores que a humanidade produziu, em termos de caráter e talento. E rubro-negro rôxo, claro.
************
O camarada Renato de Alexandrino, dono de um dos melhores blogs da rede, é devidamente citado na minha coluna da revista Lance A+ esta semana. Quem não encontrar a versão papel na banca, pode esperar até quarta-feira e ler aqui nesse link.
***********
Tudo com jeito de novo: Copa chegando ao fim, o Brasil, se Deus quiser, campeão, o inverno chegando, o calor senegalês indo embora por uns meses, umas folgas boas, a volta ao horário normal, coluna para escrever, Flamengo na Copa dos Campeões, alguns CDs novos que eu vou comprar, livros, enfim, parece como o Natal quando a gente é criança. Mudança de estação.
Desejo mudanças de tudo para todos, mas só em time que está perdendo ou empatando.
*********
E, claro, uma boa semana. Com Brasil na final.