17 maio, 2002

Mulheres lindas
Um nome estranho para se guardar: Carla Pinto. Por fora, parece uma cantora do tchan, só que mais linda do que qualquer uma. Altíssima, loura, corpo escultural, linda, com um sorriso destruidor. De repente, ela sobe a um palco e acaba a impressão de loira do tchan: canta como se fosse a última coisa a ser feita na terra, canções tristes, blues, rock n roll e até Mustang Sally. Estava conversando com o Maggi outro dia, porra, não bastava a mulher ser linda, tinha que ainda saber a letra de Mustang Sally e cantar pra cacete?
Mulheres lindas são um problema. Há pouquíssimos anos atrás eu achava que era simplesmente um suplício existencial ter que viver até o último dia da minha vida sem a Meg Ryan ao meu lado. Só depois que uma multidão de uns 600 milhões de sujeitos se aboletou embaixo da minha janela gritando "eu também não comi" que eu melhorei dessa depressão insolúvel.
O que define uma mulher linda? É algo além de capa de revista. Para se ter uma idéia, apesar de eu ter feito a comparação com Carla Pinto no primeiro parágrafo, NENHUMA mulher de sambalanço tchan é linda, nenhuma merece esse adjetivo. Podem ser gostosas, bonitas, tesudas, cachorras ou sei lá o quê - mas LINDA é uma palavra quase etérea. Por exemplo, Andréa Beltrão é linda.
À mulher linda não cabe apenas o despertar da libido - o máximo que as moças do tchan conseguem. À ela cabe sim, o suspiro inconformado - "por que não eu?" de todo homem de bom gosto. Julie Delpy é linda. É preciso também que a mulher linda esteja o tempo todo querendo transcender a própria beleza, ainda que os anos passem e ela não consiga se libertar de ser linda - ora, Brigitte Bardot é um exemplo, Jacqueline Bisset outro. Bardot passou anos lutando pelos animais, porém continuou sendo linda. Catherine Deneuve tateando a palma da mão de Bjork dentro de um cinema também é linda. Aos 50 ou 60 anos, nem sei.
À mulher linda é dado o poder do sorriso - mesmo o mais vulgar dos operários de obra é capaz de se concentrar no sorriso de uma mulher linda e esquecer da bunda que o faz assobiar. Juliette Binoche tem um sorriso lindo. A mulher linda é econômica nos sorrisos, e mais do que isso, revela com dificuldade o que a faz sorrir - os homens que descubram, ora! Do mesmo jeito que às mulheres lindas é dado o poder de se irritar e não dar satisfação - um homem que merece estar com uma mulher linda é no mínimo capaz da prestidigitação, logo tem mais é que adivinhar o motivo do tédio da mulher linda.
Liv Tyler é absurdamente linda. Mulheres lindas têm a faculdade de transformar nós, homens, em sujeitos de gosto refinado. Afinal, todo mundo sabe que nós somos pouca coisa mais eruditos do que o Homer Simpson. Mas diante de uma mulher linda podemos escrever um poema de Walt Whitman. Como homens de gosto refinado, passamos a reparar em olhos - ou seja, temos que agradecer às mulheres lindas por nos dar o poder da clarividência. Afinal, sem elas passaríamos o resto da vida sem notar as duas criações divinas estampadas no rosto da mulher linda. Patrícia Poeta é linda.
Enfim, a mulher linda transcende mesmo. Geralmente ela é gostosa, mas a gente não tá nem olhando para isso. E também é linda, mas a gente nem repara - pois na presença de uma mulher linda, só conseguimos olhar para o nada, para a linha do horizonte, para o passado e para os sonhos futuros. Eu conheço várias mulheres lindas - com vivacidade, voz, talento, respostas rápidas, saudades bem vividas e deliciosos olhares espertos. Mas nem preciso dizer isso a cada uma, elas sabem que são mulheres lindas.
Enfim, é claro que eu só poderia encerrar de uma maneira: o único problema das mulheres lindas é que não querem porra nenhuma comigo. Quer dizer, tirando a Liv Tyler. Hã? Que que foi, amor? Ah, tá, já vou para a cama, vou só terminar este post aqui.
Feliz sexta-feira.