03 abril, 2003

Listas
Outro dia escrevi aqui nessa bodega que "It´s a wonderful life" (A felicidade não se compra), de Frank Capra, tem o final feliz mais bonito da história do cinema. É, sempre exagero, mas gosto mesmo do Capra e dessa ingenuidade otimista. Deve ser porque eu sou um pessimista que desconfia de sua própria sombra.
Então vamos tentar fazer a lista dos DEZ MELHORES FINAIS DE FILME DE TODOS OS TEMPOS. Depois, só dos finais felizes, depois, só dos tristes. Depois, fazer a mesma coisa com os livros (onde irei, claro, incluir "Pergunte ao pó", de John Fante).
1) A Felicidade não se compra, de Frank Capra
2) A insustentável leveza do ser, de Phillip Kauffman
3) O Poderoso Chefão 3, de Francis Ford Coppola
4) Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore
5) Sociedade dos Poetas Mortos, de Peter Weir
6) Cidadão Kane, de Orson Welles
7) Dançando no Escuro, do Lars Von Thyrs (ou sei lá como se escreve o nome do diretor desse ótimo filme da Bjork)
8) Bagdad Café, de Percy Adlon
9) Conta Comigo, de quem mesmo? (que é "Stand by me", o dos garotos procurando o cadáver na floresta, porra esqueci de quem é)
10) Blade Runner ("These words will be lost in time like tears in the rain/Time to die")


É claro que é sempre bom avisar que antes dos pitis tradicionais das pessoas que pretensamente sabem tudo de cinema, devo avisar que sou apenas um espectador, e não tenho conhecimento técnico. Ainda que meus planos modestos sejam de em 2004, após meu curso de roteiro, ir com Marcele à Fontana Di Trevi com a grana que eu ganhar de bilheteria. Ops, falando em Fontana di Trevi, esqueci de incluir La Dolce Vita. Se bem que o final não é lá essas coisas.