04 julho, 2002

Livros ainda que à tardinha
Recomendação da semana, para quem quer ter vertigens existenciais das mais brabas: o livro Antes do fim, memórias do escritor argentino Ernesto Sábato. Lançamento recente (1999) deste genial autor de "O Túnel", este livro tem a capacidade de confrontar os anos, de demonstrar com uma sinceridade atroz a perplexidade humana diante do passar do tempo. Sábato fala rapidamente, em determinado trecho, da importância da "vida noturna" (não, não a do Edílson e a do Vampeta, mas aquela que temos dormindo mesmo) do ser humano, do quanto podemos contabilizar como parte de nossa biografia aquilo que vivemos enquanto estamos dormindo. Para justificar sua tese, o ex-físico que virou escritor se sai com uma frase belíssima:
-De um sonho pode-se dizer tudo, menos que é mentira
Uma verdade simples e aterradora. Tenho confrontado essas verdades de Sábato todos os dias no metrô, agora que terminei de ler "O longo adeus", espetacular livro policial do igualmente espetacular Raymond Chandler. Mas, voltando ao assunto, quem não conhece Sábato, comece com "O Túnel", relançado recentemente pela Companhia das Letras.
O meu eu não empresto porque está reservado para uma moça que parece entender mais de tudo isso muito mais do que eu. E ela sabe que estou falando dela.