06 junho, 2002

Papo sério
Está na hora de dizer chega à violência, mas de uma forma séria, não com passeatas domingo na orla. Está na hora de sujar o nome do Brasil no exterior. Só assim eles vão tomar providências de verdade. A reação, lamentavelmente, tem que ser enérgica, violenta. Agora. Tudo bem, o trabalho social tem que continuar, a longo prazo. Mas o momento exige uma ação definitiva. Nem que seja intervenção do Exército, toques de recolher, intervenção federal no Governo.
Falo isso porque não dá para aguentar que um jornalista seja torturado e morto e as pessoas digam "é normal, ele foi num lugar perigoso". Chega disso, né? O repórter Tim Lopes, de 51 anos, pode ter sido torturado e assassinado na favela da Vila Cruzeiro. Procurem os jornais e leiam. Depois, parem para pensar no que deve ter sentido e passado o repórter, ao ser abordado, revistado, xingado, e torturado, tudo isso sabendo que seria morto (as hipóteses apontam para isso).
Quem conhece jornalistas no exterior, por favor, dê control past no material abaixo e envie. Vamos colocar o caso na CNN, onde for. O Rio já é Medellin há anos, só que preferem não enxergar isso.
Material para copiar:
Caros amigos:
O jornalista Tim Lopes, da TV Globo, está desaparecido desde a noite de domingo passado, em uma favela do Rio de Janeiro. Ele pode ter sido torturado e morto por quadrilhas de traficantes. Peço a vocês, jornalistas de outros países, que divulguem a nota abaixo em seus órgãos de informação. É uma vergonha que acontece no meu país e que eu gostaria que fosse divulgada em todo o mundo.
Dear friends:
The reporter Tim Lopes, from Globo TV, is missing since last sunday night, in a Rio de Janeiro hill. He might be tortured and murdered by drug dealers. I ask to you, reporters and journalists from others countries, please divulge the following link and note, even in your media information. It´s a terrible shame that happens in my country, Brazil, and i would like its divulged all over the world.
Caros amigos:
El periodista Tim Lopes, de la TV Globo, estay desaparecido desde la noche de domingo ultimo, en una favela en Rio de Janeiro. Ello puede ter sido martirizado y asesinado por las cuadrillas de traficantes. Yo suplico quie ustedes divulguem la nota abajo en sus medios. Este acontecido es una vergüenza en mi país e a mi gustaria que esto fosse divulgado por todo el mondo.
links for brazilian papers that concern about the theme:
http://www.oglobo.com.br (O Globo)
http://www.odia.com.br (O Dia)
http://www.jb.com.br (Jornal do Brasil)