17 abril, 2002

Um pouco sobre futebol
Queria entender o seguinte: por que só o Flamengo é que está no fundo do poço, que está mal, que é uma merda, etc, etc? Pensem bem: o semestre do
Botafogo, por exemplo, acabou sábado passado, perdendo pro rebaixado de São Paulo - isso depois de perderem pro América. Antes, já tinham rodado da Copa do Brasil pelo Paraná Clube.
O Vasco, essa "potência" do futebol, precisou roubar para ganhar de 1 a 0 do São Paulo em São Januário - e no jogo de volta (no momento em que escrevo ainda não acabou, tá 4 a 0) foi massacrado. Antes, tomaram ferro do Corinthians e dançaram também do Rio-São Paulo.
Tanto Vasco quanto Fluminense obtiveram somente uma coisa no Rio-São Paulo: classificação para a Copa dos Campeões, torneio para o qual o Flamengo já está classificado, por ter sido campeão da última edição.
O Fluminense ontem deu adeus ao primeiro semestre também, e agora só pode almejar dois títulos, a rigor, no ano de seu centenário: o Estadual-Caixão e o Campeonato Brasileiro. Mas esse a gente já sabe como é: chegam no final, todo mundo de camisa laranja, lotando os bares, xingando "urubus", e coisa e tal, aí vem um time meio baba e babau. Como ontem, quando o tricolor foi detonado em pleno Maracanã pelo Brasiliense.
Aí eu pergunto: é só o Flamengo que tá uma merda? Não, claro que não. Todos estão umas merdas. Mas como os torcedores dos outros clubes ficam felizes e satisfeitos apenas com a má fase rubro-negra, esquecem de cobrar nas arquibancadas, de seus dirigentes, times que honrem suas camisas e suas histórias. Os três times pagaram muito mico nos últimos dois meses. É hora de esquecer um pouquinho o Flamengo e virarem para o próprio umbigo.
Ah, e outra: sou a favor do Romário (futuro jogador do Flamengo) na Seleção. Mas no duelo de ontem, deu Kaká.