07 janeiro, 2002

O melhor programa do domingo
A gente recebe tanta newsletter merda pelo email, tanto "Opinia" ou "IBest", ou mesmo releases NÃO AUTORIZADOS para o meu email PESSOAL, dizendo, "caro jornalista", isso me deixa impressionado. Não chego ao ápice da frescura nerd e internética de dizer que "quem manda esse tipo de email está cometendo crime". Pera lá. Trabalhei muitos anos vendo crimes de verdade, chamar uma newsletter de crime seria viadagem pura. Mas elas enchem um pouco o saco.
O mesmo, porém, não acontece com um email semanal, que para mim já virou um hábito dominical mais impossível de se largar do que a rodada do campeonato italiano pela manhã: o SPAM ZINE, que você pode assinar gratuitamente apenas clicando aí no meu link. É batata: chego da noite ou do plantão de domingo e lá está no meu email, pronto para ser lido, da melhor maneira possível - de trás para frente, dando uma passada geral e voltando, imprimindo, lendo primeiro os créditos, lendo só o editorial, enfim, da maneira que o freguês escolher. Aliás, estou pensando em sugerir essa enquete ao grande Alexandre Inagaki, um dos mentores do SPAM ZINE: "Como você gosta mais de ler o seu SPAM ZINE?".
Essa semana está sensacional. O questionamento dos códigos de barras de legumes e verduras feito por um escritor que é também caixa de supermercado é excelente. Mas destaquei um dos achados do SPAM ZINE abaixo. Divirtam-se.
Definições:
- Paciência é uma coisa que mamãe perde sempre.
- Relâmpago é um barulho rabiscando o céu.
- Palhaço é um homem todo pintado de piadas.
- Sono é saudade de dormir.
- Strip-tease é mulher tirando a roupa toda, na frente de todo mundo, sem ser pra tomar banho.
- Rede é uma porção de buracos amarrados com barbante.
- Vento é ar com muita pressa.
- Cobra é um bicho que só tem rabo.
- Helicóptero é um carro com ventilador em cima.
- Esperança é um pedaço da gente que sabe que vai dar certo.
(trechos do "Dicionário de Humor Infantil", coletânea de definições espontâneas e achados poéticos de crianças entre 3 e 11 anos de idade, compilada por Pedro Bloch e publicada pela Ediouro)