04 dezembro, 2001

Motoristas de ônibus do Rio

Perguntem a qualquer estrangeiro qual a opinião deles sobre os motoristas de ônibus do Rio. Nove entre dez dirão que, além do passeio óbvio, como o Pão de Açúcar, a Praia de Copacabana e o Corcovado, os motoristas de ônibus são uma lembrança obrigatória da cidade. É de morrer de rir (pra não chorar). É diversão equivalente à montanha russa. Fiz a experiência com alguns amigos estrangeiros e uma brasileira que morou na França por cinco anos e não andava de ônibus há pelo menos sete.
Um amigo australiano ficou quatro semanas hospedado num hotel no Catete e não visitou lugar nenhum caso fosse necessário pegar um ônibus para chegar lá, a menos que eu o levasse. Fomos ao Maracanã. Ele segurava no ferro do banco da frente como se fosse uma rédea e fazia U-hu! Crazy! Crazy! Crazy! E xingava palavrão e ria, ria, ria. Freadões, aceleradas loucas e curvas emocionantes, dignas de uma corrida de automóveis.
Para se ter a exata noção do que é andar de ônibus no Rio, aí vão alguns trajetos especiais da Zona Sul: Linha 422 (Cosme Velho-Grajaú) é um passeio emocionante. Atenção para a curva que leva à Praça XV, e cuidado para não cair. Linha 584 (Cosme Velho-Leblon-Circular) - experimente sentar no último banco do lado esquerdo e aguarde passar pelo viaduto da Praia de Botafogo que leva à Rua da Passagem. Linha 497 ou 498 (Cosme Velho-Penha) - dispensa comentários. São os mais loucos. Na Avenida Brasil, então, adrenalina a toda...Linha 125 (Central-General Ozório) É conhecido como o "Expresso Ipanema", você faz o percurso Cinelândia x Ipanema em 30 minutos em horário de maior movimento e em 15 minutos depois das 21h. Se você estiver distraído não verá nem o Aterro passar. Linha 570 - Largo do Machado-Leblon (Circular) - Se você tiver paciência para esperá-lo no ponto por meia hora terá um passeio divertidíssimo. Chegará ao Largo do Machado em 25 minutos e ainda rirá sozinho, como eu ontem, vendo um grupo de franceses apavorados, em especial, na virada da Bartolomeu Mitre para o Jóquei, e do Jardim Botânico em diante. Como eles não estão acostumados, não conseguem ficar em pé com firmeza, a descida do grupo foi quase um dominó, seguido de uivos e gargalhadas. Para maior emoção é preciso fazer estes percursos fora dos horários de rush ou aos domingos.