18 novembro, 2001

Desejo
Desejo é, por vocação, inexplicável. Ou é traduzido em imagem, em versos, em movimento. Desejo implica conflito - e principalmente o conflito interior. Desejamos algo, e que geralmente depende de outrem, de haver outro desejo - e nem sempre, obviamente, o há. "O há"? Acho que está errado isso, mas tudo bem, desejo que você tenha entendido.
Desejo de mulher? Existem vários tipos. O mais popular e conhecido (já diz o Zé Ramalho em "Chão de Giz", "porque o sexo é assunto popular") é o desejo físico, aquele que na minha opinião não transcende e não toma conta de tudo. Desejar a capa da Playboy ou a da Vip é comum - claro, eu as desejo porque tenho os hormônios exatamente em dia. Meus olhos conduzem a mensagem até meu hemisfério sul.
Há um desejo de mulher que na minha visão tem a ver com proteção. Você olha para os olhos dela, e vê que são ligeiramente tristes, sem ser neuróticos - e são olhos com amor pela vida. Olha para ela andando, e vê que ela também faz charme de propósito, um pouco para enfrentar o mundo, outro para cativar seu público. Você a ouve falando sobre coisas boas e coisas felizes, coisas engraçadas e até coisas sem graça - mas que se tornam hilariantes quando ela tenta imprimir humor.
E vem o conflito, e, claro, você não sabe de nada - muito menos do que está acontecendo com você mesmo. Daí nós, machos, termos essa confusa distinção - físico e "mais do que físico". Quando o desejo é só físico, é realmente muito mais fácil de se lidar. Basta o conforto do sim-não.
Agora, quando começa por um lado e vai para o físico ou vice-versa, ou o caminho de volta, aí a viagem é só de ida - é um agradável abismo, mas ao mesmo tempo um torturante paraíso. Você a olha enquanto fala, e às vezes fica disperso, não consegue nem mais olhá-la nos olhos. Ou só consegue fazer isso.
Você está traído por você mesmo - não esperava que isso acontecesse. Os poetas do século retrasado já deram nome para as coisas que eu senti no meio das pessoas do século passado. Só que você - eu - não quer dar o nome certo, já não tem mais medo exatamente e sim uma sensação de estar assustado, pois não pensava que voltaria a se sentir assim.
É tarde demais. The same old ground, the same old fear. Queria que você estivesse aqui.