18 dezembro, 2002

Conversa ao pé do blog - Tatiana Contreiras
ONZE PERGUNTAS PARA UM WEBLOGGER
Falamos com Tati, jornalista de O Dia e autora do Figurinha
1- Por que a idéia de ter um blog?
>>>>>>> Dos oito aos dez anos, escrevi em diários fofos dos amiguinhos da Hello Kitty. Dos onze aos dezesseis, admito, fiz agenda. Colava adesivinhos, recortes, ingressos de cinema, essas coisinhas que toda
menina fazia. Daí fiquei um tempo sem escrever. Absolutamente nada. Gosto de escrever coisas que eu vejo, observações sobre bobagens do cotidiano. Daí para o blog foi um pulo. Repare que os adesivinhos, recortes e aquelas coisinhas de agenda continuam lá. Comecei no finado Desembucha, em julho/agosto de 2001, pulei para o Weblogger, onde fiquei um tempo lutando com o tal servidor-que-vive-dando-defeito-de-lá. E agora, desde junho deste ano, estou no Blogger muito bem.
2- Para quem você contou primeiro que ele existia, e por quê?
>>>>>>Foi para o Marcelo Caldas(http://rumoaonada.blogspot.com), o famoso *meuamigoMarcelo* dos meus posts, quase-jornalista, cinéfilo e baixista de mão cheia (sem trocadilhos!). Depois acho que foi para o Márvio dos Anjos (http://nobrefarsa.blogspot.com), também bem presente em Figurinha. Para o Marcelo porque sempre lia o que ele escrevia - logo depois que comecei Figurinha ele começou o Rumo ao Nada - e era e é uma pessoa em que eu confiava e confio totalmente, que somente em última instância me acharia ridícula por ter um blog e que tem um senso crítico maravilhoso. Para o Márvio porque foi lendo A Nobre Farsa - na época ainda no Desembucha - que pensei "ahn, isso parece legal...".
3- Esse é seu nome verdadeiro? (se sim: Por que você acha melhor não revelá-lo? A internet ainda te assusta nesse ponto?)
>>>>>>>>>>Ahn, sim, é. Mas de vez em quando tiro meu sobrenome, mas todo mundo sabe que Tati, que escreve em Figurinha, é Tatiana Contreiras. Sei lá. As pessoas comentam "ahn, como você pode ter vergonha do que escreve e publicar na Internet?". Não tenho vergonha das pessoas que eu não conheço, mas sim de quem eu conheço. Quando algumas pessoas daqui do meu trabalho descobriram o blog, eu não sabia onde enfiar a cara. Muita gente ainda acha que blog é "uma coisa meio nerd". Sem contar que determinados
acontecimentos eu mesma censuro, senão seria o meu fim =). Realmente a Internet me assusta nesse ponto, muitas vezes penso "ahn, como vai ser se fulano ler isso?". Aí escrevo, deleto, reescrevo... Mas sobre tentar me esconder, nunca pensei em usar outro nome, no máximo meu singelo Tati, que é como me chamam e como eu gosto que me chamem. Por isso que às vezes tiro meu sobrenome, como eu falei.
4- Qual é a audiência média de seu blog?
>>>>>>>> Umas 40 e tantas, 50 por dia, metade dos amigos, a outra metade de pessoas alheias que não sabem fazer buscas no Google =). E sem contar as pessoas movidas pelo Gongo, criação ótima do Nando Rossi (www.nandorossi.com) que me fez conhecer vários outros blogs muito bons...
5- Há um tema central? Que tipo de post atrai mais comentários dos leitores?
>>>>>>>>> Não tem um tema central. São coisas que eu vejo, coisas que eu penso, reclamações mal humoradas e suspiros de menina boba. O que atrai mais comentários geralmente são aqueles meio... 'constatatórios', do tipo "Os homens são todos iguais" ou "Preciso morar sozinha", ou as perguntas
soltas, tipo "Porque eu sou tão boba?". Ahn, sei lá. As pessoas não costumam comentar tanto isso =P
6- Há como comparar os blogs com alguma outra coisa do passado (do mesmo jeito que comparamos o email às cartas)?
>>>>> Talvez com as agendas de meninas, por esse lance dos adesivinhos, recortes, essas coisinhas. É o mais próximo dos blogs, creio eu.
7- O que você mais descobre com os blogs? Pessoas que vc gostaria de
conhecer ou pessoas que você não gostaria de conhecer? Por quê?
>>>>> Ahn... Não sei, talvez que existem pessoas por aí muito parecidas comigo e entre elas mesmas... Não sei bem. Já conheci algumas pessoas de alguns blogs e é sempre muito engraçado. Já cansei de ser apresentada como a "Tati Figurinha", amiga do "Hagen Ap603" e por aí vai. É engraçado =)
8- O que lhe desagrada nos blogs? Comentários anônimos? Posts diários superficiais?
>>>> O que mais me desagrada... Não sei. Não costumo receber muitos comentários anônimos... E se eu criticar posts diários superficiais já vou estar me condenando, né? =)
9- Hoje você JÁ COMEÇA a navegar primeiro por algum blog? Se não, qual sua página inicial?
>>>>>Tenho uma seleção de blogs que leio todos os dias, a maioria de amigos, pessoas que gosto muitíssimo. Mas minha página inicial é do Yahoo, questão de praticidade, para ficar mais fácil de abrir meus e-mails.
10 - Além do seu, cite seus blogs favoritos
>>>>> Além do Rumo ao Nada, que já comentei logo ali ó, na segunda pergunta, tem o Brazileira!Preta, da Clarah ( http://brazileirapreta.blogspot.com), que junto com o Márvio foi o fator-provocador-da-vontade-de-ter-blog; o notas.gonzo ( http://www.exquisite.com.br/gonzo), da Ciça Giannetti, leitura de todos os dias; o Apartamento 603, do Luiz Hagen, *meumelhoramigo*, repórter e gatinho (hehehe). Também, claro, o Little Lina (http://littlelina.blogspot.com), da Cati, amiga querida cheia de comentários irônicos e sarcásticos sobre o cotidiano... Basicamente, são esses. Ufa. Fora os que vou descobrindo por aí, clicando num link ou outro, e que vira e mexe dou uma olhada. Na verdade todos que estão na seção de ::Outros Cromos:: eu leio todos os dias, como o da Alê, da Mylene...
11 - Está com alguém? Se não, pensa em conhecer alguém primeiramente por seu blog?
>>>>Conhecer alguém primeiramente pelo blog? Nunca pensei nisso. Mas algumas pessoas eu conheci assim e tive boas surpresas, como o Gabrig, do Low Profile, menino ótimo, divertido e dono de um dos meus blogs preferidos (http://pemba.blogspot.com). Acabamos descobrindo que temos amigos muitos em comum e nos conhecemos pessoalmente no show do Glamourama. Mas fica só na amizade mesmo. Pelo menos até hoje foi assim e por um bom tempo, acho, vai continuar sendo =)