07 junho, 2002

Um tema leve e bonito
Eu já pensei em escrever sobre ela para a quase extinta seção Mulheres que um dia amamos. Ultimamente, ela tem sempre aparecido nos comments do Blogus 2, ora falando sobre meus posts, mais vezes falando sobre os da Alessandra. Aposto como muita gente pergunta, "mas quem é esta Teresa?". Pois bem. Apesar de conhecê-la há alguns anos, hoje em dia pouco a vejo, mas fico tranqüilo porque ela é dessas pessoas que não deixa que a mudança aumente o tempo. Encontrar Teresa é sempre ouvir um sorriso - você já ouviu um sorriso? Pois no dia em que ouvir a voz de Teresa cumprimentando o moço da padaria ou o carteiro ou o feirante, sempre antecedido de um "seu" (de senhor), você ouvirá um sorriso - eu achava que sorriso era só visual, mas Teresa me mostrou que é audio-visual.
A última vez que eu a vi, ela estava namorando um cara de fora. Não me lembro o país direito, só sei que era desses países onde não ter um AR-15 provoca tanto olhares de desdém quanto o cara que por aqui ainda compra fitas cassete. Acho que era Líbano, Israel ou Síria. Sei que Teresa - que é jornalista - está estudando Cinema, e isso só aumenta o mito em torno dela. Digo mito não em sentido de lenda ou mentira, mas sim no sentido de que é uma criatura muito rara.
Um amigo meu casado a viu certo dia e me contou que ela está "linda", segundo disse. Não duvido. Ela volta e meia invento um cabelo ou um não-cabelo, como a vez em que passou dias trabalhando como garçonete em uma praia do Ceará com o cabelo máquina dois.
Como toda moça forte - mas de uma sensibilidade rara - ela mora sozinha, quer dizer, com parentes, mas não com os pais. Escreve muito bem - mas se recusa a ter um blog - tem olhos e pernas bonitos, gosta da música cubana, é como toda mulher apaixonada pelo Chico Buarque e chorou assistindo "A casa dos espíritos" (que é um filme maravilhoso também).
Teresa me lembra Priscila Foggiato em um ponto: está sempre indo embora. Claro, a Pri vai embora de uma forma avassaladora, mas Teresa o faz com delicadeza. Além de todas as coisas que promete fazer, uma delas é morar fora - e acho que ela vai mesmo.
Bom, eu escrevi tudo isso para desfazer o mistério - e o melhor de tudo é que, como eu previa, o mistério aumentou. Nem mesmo quem já conhece a Teresa - como Isabela - sabia que ela era isso tudo.
Aliás, nem ela sabe. E por favor, não contem para ela - senão estraga a surpresa.