13 julho, 2003

Brecht com couve e arroz
Tenho simpatia pela causa dos estudantes secundaristas, que brigam pelo direito de terem o passe livre. Sim, os empresários de ônibus ganham os tubos há anos nessa cidade, oferecendo um serviço ruim, pagando mal pacas seus funcionários e obtendo sempre reajustes gordíssimos dos prefeitos - depois de, é claro, contribuir para a eleição deles nas campanhas.
Agora inventaram a catraca invertida, nitidamente com o objetivo de limitar o número de estudantes e idosos a viajar gratuitamente. Mandam o motorista só deixar entrar pela frente, neguinho lota o local e aí quem está no ponto é obrigado a esperar o próximo. Alguns empresários ainda complementam o serviço, colocando menos ônibus nos horários de pico - acontece na empresa que faz as linhas 511 e 512.
Agora, reportagem em O Globo mostra os estudantes envergando mais uma vez aquele texto "O analfabeto político", atribuído a Bertolt Brecht. Não que eu duvide. Mas bem que eu gostaria de bater um papo com o tradutor.
"Não sabe que da sua ignorância política nasce o menor abandonado". Diacho, já no período até 1956, quando morreu Brecht, já era possível ver o problema do "menor abandonado" nas ruas de Augsburg, na Bavária, onde nasceu o dramaturgo alemão?
Olhando mais atentamente ao cartaz dos estudantes na foto de O Globo, dá para ler "ele não sabe que o custo (...) do feijão, da farinha, depende de, etc".
Brecht devorava feijões com farinha enquanto descia canecos gigantescos de cerveja alemã? Talvez para acompanhar salsichões e chucrutes? Fico então indignado com esse povo do Brasil que vai morar no exterior e fica dizendo que tem saudade de feijão - porra, até o Brecht conseguia fácil, caramba.

1 Comments:

At outubro 10, 2007 12:23 PM, Anonymous Anônimo said...

Quarta feira pela manhã coloque meio copo de agua , dentro dele o número de grãos de arroz correspondentes aos quilos que você deseja perder. Nao coloque grãos a mais do que você deseja,pois os quilos perdidos não são recuperados.
A noite beba a água deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água. Quinta feira pela manhã em jejum beba a água deixando os grãos de arroz, complentando novamente com meio copo de água.
Sexta-feira pela manhã em jejum beba a água com os grãos de arroz junto.
Obs: 1- Conserve o mesmo copo durante o processo, 2- Não faça regime pois a simpatia é infalivel, 3- Tire o número de cópias correspondente aos quilos que deseja perder 4- Começe na quarta feira após distribuir as cópias, 5- Publique na mesma semana .
Boa Sorte

 

Postar um comentário

<< Home