28 março, 2003

More Moore
Cascalho Ventura colocou no sistema de comments a carta de Michael Moore para George W. Bush. O Globo publicou alguns dias antes do Oscar, em seu caderno especial, mas insisto em republicar por aqui, claro.
Carta do Cineasta Michael Moore a George W. Bush
Segunda-feira, 17 de Março de 2003
Caro presidente George W. Bush:
Então hoje é o que o senhor chama de "o momento da verdade", o dia em que "a França e o resto do mundo têm de botar as cartas sobre a mesa". Estou feliz em saber que este dia finalmente chegou. Porque, tendo sobrevivido 440 dias a suas mentiras e conivência, não tinha certeza se poderia suportar muito mais. Então estou feliz em saber que hoje é o Dia da Verdade, porque tenho algumas que gostaria de dividir com o senhor:
1 - Não há ninguém na América (Fox News e aficionados por programas de bate-papo no rádio à parte) empolgado para ir à guerra. Acredite-me. Saia da Casa Branca e caminhe por qualquer rua da América e tente achar cinco pessoas que desejam apaixonadamente matar iraquianos. O senhor não vai encontrá-las. Por quê? Porque nenhum iraquiano jamais veio aqui e matou
algum de nós. Nenhum iraquiano jamais ameaçou fazer isso. Como o senhor vê, é assim que nós, americanos de modo geral, pensamos: se um certo fulano não é percebido como uma ameaça para nossas vidas, então, acredite se quiser, nós não queremos matá-lo. É engraçado como isso acontece.
2 - A maioria dos americanos "estes que nunca o elegeram" não está iludida por suas armas de distração em massa. Nós sabemos quais são as verdadeiras questões que afetam nossas vidas diariamente " e nenhuma delas começa com I e termina com E. Aqui está o que nos assusta: dois milhões e meio de postos de trabalho perdidos desde que o senhor assumiu; o mercado de ações se tornou uma piada; ninguém sabe se seus fundos de aposentadoria estarão lá; a gasolina agora custa dois dólares o galão. E a lista não pára. Bombardear o Iraque não fará nada disso desaparecer. É preciso apenas que o senhor vá embora para que as coisas melhorem.
3 - Como disse Bill Maher semana passada, quanto foi preciso se esforçar para perder uma disputa de popularidade com Saddam Hussein?
4 - O Papa tem dito que essa guerra é um erro, que é um pecado. O Papa! Mas, pior que isso, Dixie Chicks agora está contra o senhor. Quanta coisa ruim ainda terá de acontecer antes de perceber que o senhor é um exército de um só nessa guerra? Obviamente, essa é uma guerra em que o senhor, pessoalmente, não terá de lutar. Como não lutou no Vietnã, enquanto os pobres eram mandados em seu lugar.
5 - Dos 535 membros do Congresso, apenas um (o senador Johnson, de Dakota do Sul) tem um filho alistado nas Forças Armadas. Se o senhor realmente quer defender a América, por favor, mande suas filhas gêmeas para o Kuwait imediatamente e deixe-as fazer suas próprias roupas contra armas químicas. E vamos ver todos os membros do Congresso com filhos em idade de servir ao exército sacrificar suas crianças por esse esforço de guerra. O que o senhor diz? Ah, o senhor não pensa assim? Bem, imagine que nós também não pensamos assim.
6 - Finalmente, nós amamos a França. Sim, eles destituíram alguns monarcas. Sim, alguns deles podem ser terrivelmente chatos. Mas o senhor esqueceu que esse país não seria conhecido como América se não fosse pelos franceses? Que foi a ajuda dos franceses na Guerra da Independência que nos levou à vitória? Que foi a França que nos deu nossa Estátua da Liberdade? Que foi um francês que construiu a Chevrolet e dois irmãos franceses que inventaram o cinema? E agora eles estão fazendo o que
somente um bom amigo pode fazer: dizer a verdade, diretamente. Pare de insultar os franceses e agradeça por eles estarem fazendo o certo. O senhor deveria ter viajado mais (pelo menos uma vez) antes de tomar posse. Sua ignorância sobre o mundo não o fez apenas parecer estúpido, mas o pôs num canto do qual não consegue mais sair.

Bem, alegre-se. Há boas notícias. Se o senhor realmente levar adiante essa guerra, muito provavelmente ela terminará logo, porque estou imaginando que não há muitos iraquianos dispostos a darem suas vidas para proteger Saddam Hussein. Depois de "ganhar" a guerra, o senhor experimentará um grande salto nas pesquisas de popularidade, já que todo mundo gosta de um vencedor. E quem não gosta de ver uma guerra de vez em quando (especialmente quando é alguma no terceiro mundo)? E assim como no Afeganistão, nós não esqueceremos sobre o que acontece a um país depois que nós o bombardeamos, porque isso é muito complexo. Simplesmente tente fazer o melhor para levar esta vitória até as eleições do ano que vem. Naturalmente, há ainda um longo caminho. Então todos nós tentaremos ser otimistas enquanto assistimos à economia afundar ainda mais.
Mas quem sabe o senhor encontra Osama poucos dias antes das eleições. Comece a pensar assim. Mantenha a esperança. Mate os iraquianos. Eles têm o nosso petróleo!!!
Saudações,
Michael Moore



Segundo diz o Cascalho nos comments, Moore não deve ter muitos dias de vida. Aliás, Steve Martin, na festa do Oscar, deu o tom da parada. "Michael ia vir aqui, mas está lá fora, o pessoal está fazendo força para colocá-lo no porta-malas". Ou algo assim.
Espero, sinceramente, que não. Longa vida à Michael Moore. Longa vida a toda gente que seja como Michael Moore.