30 setembro, 2002

Um dia esquecível
Sim, eu quero esquecer do dia 30 de setembro de 2002. Termina de uma maneira emblemática: propaganda eleitoral gratuita da Solange Amaral APROVEITANDO POLITICAMENTE o dia que trouxe medo a milhões de moradores do Grande Rio. De um cinismo atroz. Chego a pensar...bem, melhor não cogitar a hipótese disso tudo ser um movimento orquestrado pela campanha desse pessoal, ainda que eu ache que eles sejam capazes de absolutamente tudo.
*********
Vamos então considerar que é tudo verdade: o Narcotráfico fez isso com o Rio. Tudo bem, mas é estranho notar que a reação do Narcotráfico à ações da sociedade organizada (reclusão de Beira-Mar? Prisão de Elias Maluco?) é muito maior do que a reação da sociedade organizada às ações do Narcotráfico. Afinal, nunca a sociedade organizada mobilizou cinco municípios (incluindo o do Rio) inteiros por uma causa, como fez o Narcotráfico, impondo terror e boataria no Rio, Niterói, São Gonçalo, Nilópolis e Duque de Caxias.
********
Volto de Metrô da Cidade Nova, não sem antes passar por uma rua completamente escura e mais à frente por grupos de adolescentes negros e mulatos, alguns sem camisa, todos mal-encarados, mal vestidos, um deles noto que tem uma arma na cintura. Isso ao lado do Metrô. No pequeno aparelho de som, uma música ensurdecedora, um funk. Entro no Metrô, e às 19h15 de um dia de semana a estação Central está COMPLETAMENTE VAZIA. Salto em Botafogo, mais grupos de adolescentes e jovens, todos me remetendo a alguma versão tupiniquim do clássico filme "Warriors".
********
Na Praia de Botafogo, grupos de pessoas apreensivas. Fogueirinhas pelos cantos. Os ônibus, estranhamente vazios. É como se a cidade tivesse passado por uma grande tragédia, um genocídio, um ataque nuclear. Às 19h30, estou dentro do ônibus, e o cenário é o de um toque de recolher. Curioso isso. As favelas há décadas convivem com toques de recolher, enquanto todo mundo no asfalto cagava solenemente para o problema. Como disse o capitão Pimentel, o único braço da sociedade que subia o morro era a polícia. Agora, ironicamente, a favela é que manda o toque de recolher, a favela é que impõe que o melhor para o morador do Rio de Janeiro é se manter em casa, para salvar a própria vida. Esqueça o mar, a praia, a orla, a montanha, os bons programas noturnos, o negócio é ficar em casa. Toque de recolher - nem na ditadura teve igual.
******
A atmosfera cada vez mais é de uma guerra civil. Se você fosse miserável, morasse em guetos, e de repente ganhasse uma arma potente e notasse que a única coisa que protege os ricos de você são policiais igualmente pobres, o que você faria? Bom, eu não sei. É difícil falar. Mas talvez também cantaria "É pra matar/é pra matar/é pra matar", como o garoto que vi na Cidade Nova, acompanhando a batida de um funk.
******
Solução? Não existe. A culpa é de cada deputado, senador, vereador, prefeito, governador, presidente eleito com o voto do morador desse estado. Eles é que se omitiram completamente, deixando predominar a concentração de renda, afinal, interessa a políticos em geral - para quem eles vão se vender? Para favelados? Agora é que os caras começam a perceber que vai ficar caro todo esse tempo ganhando os tubos enquanto o empregado ganha 140 reais, esse tempo todo especulando enquanto uma cacetada de gente passa fome na fila do seguro-desemprego. Sim, essa galera vai começar a ver que não vale muito ter grana e carro do ano se na próxima esquina pode ter uma bala alojada no meio dos cornos e ir direto jogar pôquer com Lúcifer.
********
A coisa é urgente. A história é feita de ações e reações, idas e retrocessos. Está na hora da ida. Já retrocedemos demais. Agora é a hora de refazer a partir dos cacos. Se é que já não passou. Os mais pessimistas diriam que sim. Os mais otimistas não diriam nada - vão estudar a situação, trancados em casa.
*******
Só uma coisa não é solução: votar em candidato que SE APROVEITA CINICA E VERGONHOSAMENTE de uma situação dessas. É ridículo. Política de coronel, de interior. Taí, meu primeiro não-voto vai para Solange Amaral.

2 Comments:

At março 04, 2010 1:42 AM, Anonymous Anônimo said...

pear jewelry
guaranteed make money way
http://members.lycos.nl/dabiasucso/businessca/hounghatha.html silver coated jordan almonds
http://membres.lycos.fr/jyprogenda/buy-lorrf2/hishey.html company gorham silver
http://utenti.lycos.it/tosubrieha/debit-ca91/xanth.html ask lotto money winner
wellbeing inserts for jewelry
green moss agate jewelry
http://membres.lycos.fr/jyprogenda/debt-geta8/ecasamisours.html free home improvement money

 
At junho 13, 2013 5:48 PM, Anonymous Anônimo said...

The focus hunts a lot when filming a situation with a lot of movement, such as sports game, and the image isn't as clear as I would like given that this camera records in 1080p. Finding out the best camcorder prices is slightly hard task. , but in my opinion this mini camcorder would be a great gift for college students or even high school students. The hand grip is thick and well-padded, and also smartly placed so the natural balance of the camcorder is centered, rather than tipping away from the hand like so many camcorders do.

My weblog ... Camcorder Reviews

 

Postar um comentário

<< Home