12 novembro, 2001

Flamengo rebaixado
Alessandra, como sempre, começou a segunda-feira alfinetando o Flamengo, como se pode perceber dois posts abaixo. Hoje, como foi um dia agitado no LANCE!, eu não pude responder adequadamente às alfinetadas dessa moça - aliás, nem conversei direito com ela hoje, de tão estressante que foi.
Mas o caso é o seguinte: o Flamengo JÁ ESTÁ rebaixado. E eu sei muito bem o que estou falando - meu amigo Alexandre Lalas, dono do site Mais querido, me contou que guardou o email em que eu falo, por volta de maio desse ano, que o Flamengo seria rebaixado no Brasileiro. Está lá guardado, com data e tudo. Com mais uma atuação patética, o time tinha perdido a classificação na Copa do Brasil para o Coritiba.
O fato é que o Flamengo há muitos, mas muitos anos mesmo, tem um time muito fraco, abaixo da média. Nos últimos cinco anos, levou dezesseis goleadas humilhantes. Goleou alguém? Vasco, por 4 a 0 ano passado. Independiente, por 4 a 0 na Mercosul em 99 e esse ano. E só. A última vez que o Flamengo meteu cinco gols em alguém foi nos 5 a 3 sobre o São Paulo no primeiro jogo da Copa dos Campeões.
Foras de série nos últimos 10 anos? Júnior, Romário, Gamarra e este goleiro Júlio César - e talvez o Juan. O resto, na média, uns menos, uns mais.
O time perde de goleada para o Vasco de 5 a 1 duas vezes em dois anos e nada acontece - só poderia ser rebaixado. Em um time com comando, liderança, administração decente, o bicho pega. Mas no Flamengo dos salários atrasados, ninguém pode ser punido.
Adversários? São Paulo, Internacional, São Caetano e Palmeiras. O Flamengo não tem time atualmente para sequer EMPATAR com esses quatro times. Se perder SÓ de dois eu vou achar vitória.
Dois laterais horrorosos, ridículos - Anderson chega a ser pior do que Piá. O meio-campo acabou. Rocha, um desastre, Vampeta parou com o futebol, Jorginho é melhor mas também não é nada, Beto é outro que caiu, e Petkovic só joga se o Edílson estiver longe. No ataque, Reinaldo é aquele de sempre, chutando grama. Roma? Meio folclórico, de lampejos, mas sem capacidade para decidir. Edílson não tem compromisso com nada.
Nos resta o goleiro, Júlio César, que estará suspenso contra o São Paulo. Não fosse ele, e o Flamengo já estaria rebaixado há três ou quatro rodadas atrás.
Por isso, a torcida arco-íris (a da União que faz a Força) pode comemorar, o Flamengo já está rebaixado. Mas acho que é a melhor coisa que pode acontecer com o clube. Vem o rebaixamento, e espero que junto venha uma limpeza.
FORA EDMUNDO!!!!! FORA EDMUNDO!!!!!
FORA EDMUNDO!!!!! FORA EDMUNDO!!!!!
FORA EDMUNDO!!!!! FORA EDMUNDO!!!!!
FORA EDMUNDO!!!!! FORA EDMUNDO!!!!!