21 outubro, 2001

Esse texto saiu no SPAM ZINE, dos geniais Alexandre Inagaki, Ian Black e Orlando Tosseto Júnior


OS LEMINGUES E A RENÚNCIA


Mais gelo, por favor. É o que eu conseguia dizer naquela noite. Tédio. Aquela frase, que eu ouvira de uma mulher mais velha e sábia, “eu já conheço esse filme”, ecoava, e eu só pedia mais gelo e pensava na lógica dos lemingues. São como pequenos ratos, quase hamsters (alguém consegue entender o que é ser “quase um hamster”?), que em determinado momento de suas vidas seguem em bando para o alto de uma falésia, e de lá vão se atirando às cegas. Sou um ignorante, nunca li nada sobre os motivos que levariam os lemingues a esse suicídio coletivo. Gosto da mitologia, de pensar que, como Ícaros roedores, o que eles querem é virar morcegos. Mas outro dia, vendo o site www.darwinawards.com , vi uma explicação terrível. Este site relata casos em que o processo seletivo de Darwin é confirmado, por meio de mortes estúpidas. Segundo o site, seres demasiadamente estúpidos morrem de uma forma estúpida tendo como objetivo “limpar” a raça, dando lugar a outros que não morrerão de forma estúpida. Assim, os lemingues, ao se suicidarem, contribuem para a melhora de sua espécie, pois assim ficam na Terra apenas os lemingues que não se suicidam.
Essa lógica assusta. Teriam os nossos suicidas este ímpeto embutido em seus genes? Não sei. Será que os homens suicidam como lemingues? Pensei em Camus, quando disse que o suicídio é o grande problema filosófico do século 20. Mas respirei aliviado, já estamos no século 21, o suicídio não é mais um problema. Pensei então, naquela noite, que o grande problema do século 21 será a falta de lágrimas. Estamos acostumados a entender as mecânicas da sedução, da atração, e principalmente da rejeição. Sim, sim. Mais gelo. E vem uma moça e começa a dançar com o cara, e pede para ele guardar a comanda das bebidas, como se ele fosse passar a noite com ela, mas na verdade ele guarda e a moça se afasta. Em outro canto, uma mulher tenta se encontrar, procurando o homem de sua vida através das simples aparências. Há pré-requisitos: pelo menos 1,70m, cabelos lisos, moreno, bons ombros, olhos podem ser castanhos. E tomara que ele seja um cara legal. Tomara. Às vezes não é.
O que fazem os outros, nesta noite tão especial? Como lemingues, se dirigem ao abismo. Mais gelo, por favor. Acende outro. Bate mais uma. Cadê a seringa? A evolução cumpre seu doloroso papel. Empurra os lemingues com a ajuda da timidez, da insegurança, da frustração.
Mas, neste sonho, é incrível, mas os lemingues voam. Em direção ao sol, mas o que derrete suas asas é o amor.
Feliz dia dos namorados. Enloucrescendo.